Voo mais alto

19 abril, 2013 Notícias Comente

O governador Tarso Genro recebe nesta sexta-feira (19/4), às 16h, no Galpão Criolo do Palácio Piratini, o Comitê Pró-Aeroporto Internacional 20 de Setembro. O projeto será apresentado pelo coordenador, padre Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos.

O empreendimento deverá ser construído entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão e será o segundo maior do Brasil, atrás apenas do de Brasília. O tamanho do terreno onde ele será construído foi declarado de utilidade pública pelas prefeituras das duas cidades e tem 25 quilômetros quadrados. Isso representa uma área seis vezes maior que a do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de 3,8 quilômetros quadrados.

“O Rio Grande do Sul vai se tornar um cluster de alta tecnologia e o aeroporto vem ajudar. Será o portal entre Brasil e Ásia”, contou padre Marcelo ao lembrar que, em 2030, por exemplo, o Brics representará 55% da economia mundial.

O aeroporto terá, inicialmente, duas pistas de 3.200 e 2.700 metros, que serão separadas por 1.050 metros. Isso permite que sejam realizados, simultaneamente, pousos e decolagens. Além disso, os voos serão de rota polar, do Rio Grande do Sul para Coreia do Sul, por exemplo.

Na segunda-feira (22/4), o governador se reunirá com o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco, e sobrevoará a área onde o aeroporto deverá ser construído, bem como toda a região metropolitana.

Fonte: J.U Online