Apoiado

20 abril, 2013 Notícias Comente

Governador Tarso Genro recebeu das mãos do reitor da Unisinos o projeto de construção do Aeroporto 20 de Setembro

“A mobilização para o aeroporto da região metropolitana mostra que o Rio Grande do Sul está unido nesta causa. O meu apoio está garantido”. Assim o governador do estado, Tarso Genro iniciou a reunião de trabalho com o comitê Pró-Aeroporto 20 de setembro na tarde desta sexta-feira (19/4), no Palácio Piratini.

thumb_291_5172d24536c40

Liderado pelo reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, o grupo entregou uma cópia da proposta de construção do aeroporto ao governador. “Com este projeto pronto, o RS pode ser um portal que liga o Brasil com a Ásia e isso é estratégico para o desenvolvimento do estado e do país. O projeto é consistente e queremos aqui que o governo tome a liderança”, disse padre Marcelo, que é coordenador do comitê.

A reunião marcou o encontro também de parlamentares e prefeitos da região que apoiam a causa. Tarso anunciou ainda a formação de um comitê que será responsável pelos estudos de viabilidade técnica e econômica do projeto.

O aeroporto 20 de setembro, carinhosamente chamado de aeroporto da Região Metropolitana, terá, inicialmente, duas pistas de 3.200 e 2.700 metros, que serão separadas por 1.050 metros. Isso permite que sejam realizados, simultaneamente, pousos e decolagens. Além disso, os voos serão de rota polar, ligando o estado diretamente aos países da Ásia.

O empreendimento deverá ser construído entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão e será o segundo maior do Brasil, atrás apenas do de Brasília, e terá 25 quilômetros quadrados. Isso representa uma área seis vezes maior que a do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de 3,8 quilômetros quadrados.

Há apenas oito quilômetros da Unisinos e do Tecnosinos, o empreendimento ajudará o Rio Grande do Sul a se tornar um cluster de alta tecnologia. “A universidade pode contribuir com aporte de conhecimento”, apontou o reitor.

No início do mês, o comitê foi a Brasília e apresentou a proposta ao Ministro da Secretaria da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco. Disposto a levar adiante o projeto, ele vem ao estado na próxima segunda-feira (22/4) para sobrevoar a área em que o aeroporto deverá ser construído. A recepção ao ministro acontecerá às 10h45 na Estrada do Passo do Carioca, em Nova Santa Rita. Antes, às 9h30, o grupo se reunirá no gabinete da prefeita, Margarete Simon Ferretti.

Confira mais imagens na galeria de fotos: